
Lygia Clark. Descoberta da linha orgânica (Discovery of the organic line). 1954
23 7/16 x 31 1/2" (59.5 x 80 cm)
Private collection
Narrador: Essa pintura, parte de uma série que Lygia Clark fez em 1954, é chamada de Descoberta da Linha Orgânica. Curadora Connie Butler:
Connie Butler: O que não é óbvio sobre essa pintura à primeira vista é que ela é uma pintura dentro de uma pintura, que a tela pequena está colocada dentro de sua moldura. E a moldura faz parte do trabalho. A linha orgânica a que ela se refere no título é na verdade o espaço em torno da pintura, o espaço entre a pintura e sua moldura. Portanto, o orgânico se refere, na verdade, a esse espaço intermediário.
Narrador: Em uma palestra em 1956, Lygia Clark disse: “O artista também pode investigar linhas que funcionam como portas, como conexões entre materiais, como tecidos, etc., para poder modular toda uma superfície."
Curador Luis Perez-Oramas:
Luis Perez-Orama: Portanto, o motivo pelo qual ela chama a linha orgânica de "orgânica" não é porque ela se parece com uma curva ou uma linha inspirada biologicamente. Não… É porque ela dá a você a possibilidade de olhar no interior do corpo da pintura. É porque ela é feita como uma incisão no corpo da pintura. Portanto, ela funciona como uma abertura para o organismo da pintura.