
Introdução a Lygia Clark: O Abandono da Arte, 1948 – 1988
Courtesy Associação Cultural “O Mundo de Lygia Clark”
Narrador: Bem-vindo a exposição “Lygia Clark: O Abandono da Arte, 1948 – 1988.” Essa é a primeira retrospectiva nos Estados Unidos de uma artista inovadora e complexa, cuja influência se estendeu além do Brasil, seu país de origen.
Em seu tour, você vai ouvir Luis Perez-Oramas, o Curador Estrellita Brodsky de arte Latinoamericana do MoMA e co-organizador da exposição:
Luis Perez-Orama: As propostas ousadas e radicais, sensoriais e coletivas de Lygia Clark marcaram uma fronteira crítica entre arte e não arte, entre arte e terapia, entre conteúdo estético e imersão autoanalítica.
Narrador: A exposição traça a jornada de Lygia Clark desde suas pinturas abstratas iniciais, através de esculturas, e finalmente a trabalhos que são totalmente interativos. Connie Butler, Curadora Chefe do Hammer Museum em Los Angeles e co-organizadora dessa exposição:
Connie Butler: Ela está ali como condutora ou iniciadora das atividades por trás dos bastidores. Mas a atividade realmente só se completa no corpo do expectador.
Narrador: No final de sua carreira, Lygia Clark escreveu: “Todo o meu processo foi uma tentativa de reunir a arte e a vida."
MoMA Audio+ é patrocinado pela Bloomberg.