Lygia Clark: The Abandonment of Art, 1948–1988

One option for intro stop to Lygia Clark tour

Introdução a Lygia Clark: O Abandono da Arte, 1948 – 1988

Lygia Clark. Diálogo de mãos. 1966
Courtesy Associação Cultural “O Mundo de Lygia Clark”

Narrador: Bem-vindo a exposição “Lygia Clark: O Abandono da Arte, 1948 – 1988.” Essa é a primeira retrospectiva nos Estados Unidos de uma artista inovadora e complexa, cuja influência se estendeu além do Brasil, seu país de origen.

Em seu tour, você vai ouvir Luis Perez-Oramas, o Curador Estrellita Brodsky de arte Latinoamericana do MoMA e co-organizador da exposição:

Luis Perez-Orama: As propostas ousadas e radicais, sensoriais e coletivas de Lygia Clark marcaram uma fronteira crítica entre arte e não arte, entre arte e terapia, entre conteúdo estético e imersão autoanalítica.

Narrador: A exposição traça a jornada de Lygia Clark desde suas pinturas abstratas iniciais, através de esculturas, e finalmente a trabalhos que são totalmente interativos. Connie Butler, Curadora Chefe do Hammer Museum em Los Angeles e co-organizadora dessa exposição:

Connie Butler: Ela está ali como condutora ou iniciadora das atividades por trás dos bastidores. Mas a atividade realmente só se completa no corpo do expectador.

Narrador: No final de sua carreira, Lygia Clark escreveu: “Todo o meu processo foi uma tentativa de reunir a arte e a vida."

MoMA Audio+ é patrocinado pela Bloomberg.

0:00
11 / 38